Alguns pontos fundamentais importantes que não são considerados e executados na instalação de sistemas solar fotovoltaico (FV). São dicas que ajudam os profissionais
prestadores de serviço e os clientes para o bom resultado e andamento dos serviços
de instalação.

1.     Verificação do padrão de entrada da instalação elétrica:

 

É fundamental que se verifique antecipadamente se a instalação do padrão de entrada do prédio está de acordo com as normas técnicas da concessionária atualizadas a partir de maio de 2019. A Norma Técnica estabelece padrões de proteção e cabos do quadro de alimentação de entrada para solicitação de acesso ao sistema de micro e mini geração da concessionária. Sem essa atualização, a concessionária não aprova a solicitação de acesso. O mais comum é a instalação adicional de DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos e a atualização dos disjuntores termomagnéticos de entrada. Neste caso, o cliente deve solicitar orientação e/ou execução desse serviço para a empresa instaladora.

2.    Projeto do Sistema Solar Fotovoltaico:

Outro ponto importante é que o projeto da
instalação do sistema solar FV e cópia de todos os documentos técnicos (ART, Anexo
E, Anexo F) devem estar disponíveis ao cliente. Não é comum a empresa
instaladora fornecer esses documentos. Eles são obrigatórios para homologação
pela concessionária de energia e não há motivo e dificuldade para fornecimentos
desses materiais. Com isso, o cliente saberá quem é o responsável técnico
perante o CREA e auxiliará futuras alterações e manutenção do sistema.

3.     Responsabilidade Civil e Social:

 

A preocupação com a preservação da vida humana e materiais/patrimoniais devem ser relevantes durante a instalação do sistema sola FV. Uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são obrigatórios e não podem de maneira nenhuma serem desprezados pelos instaladores e clientes. A Kinosolar Energia e Domótica excede esses cuidados fornecendo não só EPIs aos instaladores, como também o seguro de engenharia para possíveis danos materiais e acidentes durante a instalação do sistema solar FV. 

4.     Apoio no pós-venda:

Orientação do gerenciamento da produção do sistema solar FV instalado são imprescindíveis no acompanhamento da produção de energia feita pelo sistema FV por meio de aplicativos móveis e Desktop. Outro ponto importante é a leitura da nova conta de energia, pois traz muita confusão e mal interpretação do cliente e, por isso, a orientação é fundamental para sanar esses problemas. A sugestão de seguro de Riscos Diversos também é benvinda, pois, na maioria dos casos, é desconhecido pelo cliente.

Considerações Finais:

 

Listamos alguns dos problemas verificados na experiência que obtivemos em instalações de sistemas solar FV. Achamos esses fatores fundamentais e não exclui outros não descritos neste artigo. Esperamos que essas dicas auxiliem na melhoria da qualidade dos serviços de prestadores e na tomada de decisão de clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.