Energia Solar Fotovoltaica
Sustentabilidade, Economia e Autonomia

A energia elétrica é uma das despesas que mais consome recursos financeiros da sua casa. Não é sem motivo, pois o custo de energia elétrica tem crescido por diversos fatores como a crise hídrica que diminuiu o nível dos reservatórios das hidrelétricas, escassez de oferta de energia e mal investimento no setor energético. A inflação energética é sistematicamente maior do que a inflação do país. Como você pode fugir dessa armadilha com sustentabilidade, economia e autonomia?

Investir em sua própria produção de energia é uma solução! Em pouco tempo você se torna 90-95% independente de energia em relação às concessionárias. COMO ISSO É POSSÍVEL?

 Instalando um sistema fotovoltaico (FV). Ele pode ser de dois tipos: Conectado à rede elétrica da concessionária (OnGrid) ou não conectado à rede elétrica da concessionária (OffGrid).

O sistema OnGrid (veja a figura abaixo) produz energia a partir da energia solar que incide sobre painéis (1) e transforma a radiação solar em energia elétrica. Essa energia transformada é adaptada pelo inversor (2) para ser consumida e/ou injetada à rede elétrica do prédio (4). A rede elétrica da concessionária (6) não injeta energia enquanto está sendo produzida energia pelo sistema FV. Se a energia do sistema FV não for suficiente para suprir a demanda do prédio naquele momento, então a rede elétrica da concessionária é ativada para complementar a demanda energética consumida. Um relógio especial bidirecional (5) é instalado gratuitamente para aferir mensalmente a diferença de energia consumida e injetada pelo sistema FV. Quando a energia injetada é maior do que a energia consumida no mês, créditos são gerados que se acumulam e são abatidos nos meses seguintes num prazo limite de 60 meses. A concessionária funciona, neste caso, como um acumulador de energia e cobra uma taxa mínima em kwh (100kWh 50 kWh ou 30kWh) dependendo da categoria do consumidor. Se os créditos não são suficientes para cobrir o consumo, é feita a cobrança dessa diferença normalmente, já incluída a taxa de consumo mínimo. A vantagem desse tipo de sistema é que a rede está sempre ativa para fornecer energia elétrica caso a produção local não seja suficiente para suprir a demanda. Entendeu como é vantajoso esse sistema! 

O outro tipo de sistema é o OffGrid (veja figura abaixo) que não é conectado à rede elétrica da concessionária. Ela utiliza um controlador de cargas e um Banco de baterias para o armazenamento da energia. É instalada normalmente em locais em que a rede elétrica não está próxima do consumidor (fazendas, sítios, estradas), em casos especiais de backup de geradores de energia (hospitais, clínicas, fábricas, etc.) ou em equipamentos isolados que precisam de alimentação elétrica. Nestes casos, a configuração do sistema deve ser feita de acordo com a demanda de um período adequado e preciso do consumo.

A configuração do sistema fotovoltaico depende de condições técnicas e estruturais do prédio onde será instalado. Por exemplo, a direção da superfície do telhado em que será instalado deve ser voltada para o Norte geográfico para obter a máxima eficiência de captação da radiação solar, caso contrário, o número de painéis deve ser maior para geração de energia necessária para a demanda do usuário. Outro fator importante, é que a radiação solar é variável durante o ano (maior no verão e menor no inverno). Tudo isso interfere no projeto de um sistema FV. POR ISSO, NÃO ADQUIRA UM SISTEMA FV SEM UM ESTUDO TÉCNICO ESPECIALIZADO, ADEQUADO E DETALHADO PARA SUA CASA.

Você pode instalar também sistemas compartilhados entre unidades consumidoras. Existem três tipos de compartilhamento: AUTOCONSUMO REMOTO, CONSUMO EM CONDOMÍNIOS E CONSUMO EM COOPERATIVAS.

AUTOCONSUMO REMOTO é permitido quando a geração é feita em um local e o consumo em vários locais de unidades consumidoras inclusive o próprio loca de geração. A condição básica é que os locais sejam atendidos pela mesma concessionária de energia e de mesma titularidade perante essa concessionária. 

A modalidade de geração em CONDOMÍNIOS E COOPERATIVAS atendem diversas unidades consumidoras (pessoas físicas e/ou jurídicas). A diferença entre essas duas modalidades é o local de geração da energia e o consumo. No CONDOMÍNIO, a geração e consumo deve ser feita dentro dos limites do condomínio e na COOPERATIVA, a geração e consumo podem ser em locais diferentes.

Os sistemas fotovoltaicos são seguros, altamente confiáveis tecnicamente e de longa vida útil. A garantia dos painéis solares é de 25 anos e dos inversores varia entre 5-15 anos dependendo do tipo e fabricante. Países como Alemanha e China são as campeãs em investimento em energia fotovoltaica por ser renovável, abundante e limpa que garante a sustentabilidade, autonomia quanto a sua produção e não fica à mercê de intempéries casuais e instabilidade inflacionária do setor energético.

Além disso, equipamentos de sistema FV vem decaindo de preço nos últimos anos, enquanto a tarifa de luz tem descido e tende a aumentar ao longos dos próximos anos. Isso possibilita retorno do investimento garantido em curto espaço de tempo. Com os financiamentos disponíveis atualmente, muitos usuários pagam o financiamento com os mesmo valores que pagam a conta de energia. Após finalizado o pagamento do financiamento, deixam de pagar 90-95% de sua conta de energia elétrica. COM CERTEZA, É UM BOM INVESTIMENTO! A KINOSOLAR tem estrutura para projetar, instalar e fornecer o seu sistema FV.

 

Prof. Dr. Eng. Sérgio Koodi Kinoshita (Responsável Técnico)
Mande uma mensagem.